Cruzada de Bem Fazer das Devesas- uma Homenagem

Hoje vamos ver/rever Gente que fazia a diferença nesta rua, pois vivia com sentido de comunidade e tinha um fotografo que ia registando esses viver. E Vamos recordar uma instituição, Cruzada de Bem Fazer das Devesas, e a sua direção, que fazia a sua sede na nossa sala de jantares, onde decorriam também os ensaios do grupo de cantares, que vamos ver com o seu ensaiador e o evento maior que era a distribuição de um “Bodo de Natal”, neste ano a 22 família pobres deste lugar das Devesas e Barrosa. Toda a Juventude se entregava a esta tarefa com muita alegria, como se pode ver nas fotos, todos radiantes por fazer parte desta organização…  




Os guardiões do Bodo, neste anos fomos nós a distribui-lo

nesta altura havia famílias que não faziam a ceia de Natal conveniente a tradição por não terem mantimentos. assim, era dado neste Bodo de Natal: Batatas; cebolas; alhos; arroz; massa; Salsichas; Bacalheu; Azeite e uma Regueifa.

o Grupo Coral e o mestre. Animavamos as sessões solenes de distribuição do Bodo

As raparigas e eu ali no meio delas a fazer que toco para a fotografia

a sessão solene do ano 1975

Aqui  recordo a minha visita em 1975 ao mesmo evento que se repetia sempre no mês de  Dezembro e que eu voltei para Homenagear e fui homenageado com a amizade que continuava a ser considerada

 a Direção que eram o espirito da solidariedade neste lugar


 nesta fase já tinham a Bandeira que era um sonho, mas tudo era caro neste época, e por vezes apenas se sonhava, mas este conseguiu-se.


LRCardoso 

è como nos vermos no espelho de 1971/2

Hoje vamos rever  o cuidado com que eu  fotografava em 1972, com a minha "HALINA/PauletteElectric", em casa dos modelos, na sala de refeições da taberna, que virava estúdio e onde uma Begónia em vaso fazia o toque "floral" no enquadramento, e na rua, sim a rua Visconde das Devesas nº 104  era aqui um espaço de animação e de viver e conviver.

 

o pormenor das golas das camisas, dos rapazes de 19 anos, e as fabulosas, e sonhadas, calças à boca de sino

 

 


 
aqui pode ver-se por detrás do modelo, a "Drogaria Lopes" e o modelo, Cláudio, a passear normalmente na rua


 

 



 


aqui, uma experiência de Paisagem, à entrada no caminho de terra batida que levava ao Apeadeiro de Coimbrões, e junto, depois da ponte, fica a casa "Fotografia Trindade "


onde com o Sr. Trindade, que me vendeu a Máquina fotográfica e o Flash, treinava as poses e outros segredos de fotografar, e era aqui que revelava todas as fotos deste tempo

 

e na rua, a Nossa Rua,  tudo se passava e fotografava à medida do interesse do cliente, e era um momento que toda a rua/gente presente vivia a fotografia como se estivesse a ver o filme.

 


LRCardoso


Elementos que fazem parte de cenário, telefone e carro.

Hoje vamos rever e recordar  com se enquadravam as pessoa fotografadas na foto, para além da cumplicidade com o fotografo, pois era uma pessoa dali fazíamos realçar algo importante do momento e destes tempos: O telefone e o carro, sinais de progresso e de sonho de um dia possuir

 










LRCardoso

Uma homenagem de despedida ao sr Lopes "da Drogaria Lopes"

 Hoje vamos fazer uma Homenagem a este casal que na Rua Visconde das Devesas teve um período da sua vida que nos marcou e sentimos como famí...